Cupcakes

cup 4

Acho que sofro do “mal do cupcake”, não consigo ficar muito tempo sem faze-los. Quando entro no trabalho com algo na mão, vejo meus amigos com um balãozinho acima da cabeça dizendo “lá vem ela com cupcakes” rs…

Não sou nenhuma expert, estou longe disso… mas tenho alguns segredinhos (que desenvolvi depois de tantas experiências) que compartilharei com vocês aqui.

Já fiz de diversos sabores, mas os que mais agradam são os de chocolate recheado de nutella ou doce de leite cozido (aquele da latinha que a gente cozinha na panela de pressão). Pode ser também o doce de leite de viçosa que é maravilhoso! Se não colocar isso no post, os mineirinhos aqui deste blog me “matam”.

 O cupcake lá de cima tinha recheio de nutella e esse debaixo de doce de leite (cozido na pressão rs).

cupcake

Primeiro segredinho – A massa do bolo. Já experimentei diversas receitas mas nenhuma dá a textura e o sabor da massa comprada pronta chocolatíssimo aí abaixo.

44312

Os bolinhos devem ser assados nas forminhas de papel próprias ou as comuns (tipo para empada), a única diferença é que quando usamos as forminhas comuns elas ficam manchadas após assar. Não coloquem para assar sem as formas de alumínio apoiando, as forminhas de papel se abrem e o cupcake fica achatado. O tabuleiro para cupcake facilita muito a vida nesta hora , mas você pode usar também as forminhas de alumínio para empada. Existem ainda as forminhas de silicone que você pode assar direto (sem forminha de papel), eu particularmente não gosto delas!

Segundo segredinho – Cupcake seco não faz sucesso! você tem que molhá-lo – Uso sempre calda de doces em compota ou geléia de frutas dissolvida em água (pouca água para não ficar aguado).

O passo a passo para recheá-los está na figura abaixo, foi exatamente nesta figura (que alguns anos atrás) aprendi a técnica de fazer o cone para colocar o recheio.

passo_floresta_medio

A cobertura pode ser de ganache, Brigadeiro, chantilly… ou do meu terceiro segredinho.

Terceiro segredinho – cobertura de requeijão – Esta cobertura, por “quebrar” um pouco o doce, agrada bastante. Fiz ela nos cupcakes de aniversário do meu filho.

cupcakes

Para fazer a cobertura de requeijão, você vai precisar de:

1 xícara de requeijão (aquele do tubinho usado em pizza. Sim, aquele com gosto de maisena mesmo. Acredite em mim, vai ficar bom! ),

2 xícaras de açúcar de confeiteiro (peneire antes de usar),

1/2 xícara de manteiga (não vale margarina),

Gotinhas de baunilha se quiser.

Misture tudo, se ficar mole (vai depender da textura do requeijão) acrescente um pouquinho mais de açúcar até obter o ponto de Glacê. Pronto, aí é só confeitar.

Adoro usar confeitos, saias para cupcakes e tags (você encontra coisas lindas nas lojas de artigos de festa).

Como o assunto Cupcake é muito vasto, continuaremos postando sobre o assunto ao longo da semana…

Espero que gostem.

Andréa Campbell

Um pensamento sobre “Cupcakes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s