Ervas aromáticas

Adoro cozinhar e gosto muito de temperos e ervas aromáticas para dar um toque especial e valorizar o prato, de um simples spaghetti a bolonhesa a um elaborado filé a Wellington ela acrescenta e refina qualquer prato. Para ter sempre à mão cultivo algumas num canteirinho que tenho aqui em casa e outras em vasinhos na janela da cozinha, servem para complementar os pratos e decoram o ambiente, sem contar no cheirinho que deixam pelo ar.

caneca

O ALECRIM

Imagem

Existe uma lenda de origem romana que diz o alecrim só cresce em jardins de pessoas boas, na Grécia ele simbolizava amor e morte.Por isso era consagrado a deusa Afrodite, e por ter propriedades afrodisíacas as noivas usavam uma coroa de alecrim no dia do casamento para assegurar a prosperidade. Os mortos levavam um ramo nas mãos simbolizando a imortalidade da alma., os romanos plantavam geralmente na soleira das portas de suas casas.Diz outra lenda que essa planta teria se originado do orvalho que vem do mar e que sua flor, que era branca, tornou-se azul quando Nossa Senhora, durante sua fuga para o Egito, repousou a seu lado. É considerada, por isso, planta calmante, boa para cardíacos e para impedir maus sonhos. Dizem, ainda, que seu pé nunca deve ultrapassar o tamanho de Cristo. No passado a igreja católica também usava o alecrim nos seus rituais, queimando-o como incenso.

Devido seu aroma forte e agradável seu uso culinário foi introduzido há muito tempo. Além de acompanhar com perfeição o carneiro, também é excelente para cortes bovinos. Uma dica interessante para seu uso é colocar alguns ramos sobre a brasa do carvão ao se preparar o churrasco.Suas essenciais aromáticas ao volatizarem impregnam a carne de uma forma suave e delicada conferindo ao churrasco um paladar extraordinário. Pode ainda melhorar o preparo de assados de suínos e aves. Outros usos incluem a aromatização de sopas, cogumelos e vegetais como batatas assadas, couve flor e espinafre.

No preparo de pães caseiros fica maravilhoso como na focaccia Alla genovese onde são seus ramos que dão a personalidade ao preparado.

Imagem

A SÁLVIA

Imagem

A sálvia , hummm, de origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália. A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Quem tem sálvia em casa nunca envelhece, já dizia um velho provérbio chinês. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. É uma ótima erva culinária também, recomendada para recheios de assados, mas é melhor não misturar com outras, pois como disse um cozinheiro chefe: “Na grandiosa ópera da culinária, a sálvia representa a prima donna caprichosa, que se ofende por tudo e por nada, gosta de ter o palco por sua conta. Para os romanos era erva sagrada, cuja colheita era cercada de rituais. A crendice popular dá conta de que é uma das ervas das feiticeiras, já que protege contra feitiços. É também usada para compor o vaso das sete ervas de proteção. Ainda segundo a crença popular, toda pessoa deve ter um pé de sálvia plantado em casa, mas nunca pelo próprio dono da casa, é melhor pedir para alguém de fora. Dormir com folhas de sálvia sob o travesseiro torna os sonhos realidade.  Madrinhas devem presentear seus afilhados com um travesseiro de sálvia, que lhe trará felicidade.

nhoqueGnochi de batata com Sálvia

O TOMILHO

Imagem

 E o tomilho, de todas as ervas aromáticas o tomilho é uma das mais versáteis, possui comprovadas atividades medicinais, realça os sabores de outras ervas e ainda substitui em muitas situações o sal.São por essas características que pode ser usado em quase todo tipo de prato. Quer fresco ou seco, seu sabor ligeiramente picante com um toque de cravo, cânfora e menta faz maravilhas no tempero de saladas, marinadas, molhos, assados, grelhados e tantos outros pratos como sopas, peixes, guisados etc.. Vai muito bem com carnes gordas porque as torna mais digestivas. Além desta gama de usos o tomilho salienta o sabor de outras ervas aromáticas sendo que quando associado à Salsinha produz excelentes resultados. Seu nome científico é “Thymusvulgaris” sendo quethymus vem da palavra gregathymon que significa “coragem”. Além de planta símbolo da coragem, também é conhecido como a planta da “atividade”, “bravura”, “felicidade”, “energia” e “afeto”.

Nas fábulas sobre fadas conta-se estas e outros seres maravilhosos semelhantes a elas, dormem em camas feitas com tomilho. Outro dito lendário fala que foi numa cama feita com ramos de tomilho colhidos nos campos junto a Belém, na Palestina, que Maria deu à luz ao Menino Jesus.Existem fortes indícios que os Gregos se perfumavam com o tomilho e, segundo uma lenda, Platão devia sua eloquência ao fato de abelhas do monte Himete (que produziam um delicioso mel de tomilho), ter pousado em seus lábios. Os antigos romanos tinham o hábito de espalhar tomilho pelo chão para perfumar a casa e queimavam os seus ramos para afastar os maus espíritos (ou os demônios). Com ele, também decoravam os seus queijos.

Carrê de carneiro com tomilho

carré

Bom acho que por hoje já chega. Em outra oportunidade falo sobre a minha adorada salsa, a refrescante hortelã, o delicioso orégano e tantas outras ervas aromáticas deliciosas.

Espero que gostem

Márcia Moraes

 

3 pensamentos sobre “Ervas aromáticas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s