Benefícios do Vinho “Nas vitórias é merecido, nas derrotas necessário”

vinho6

A história do vinho, que remonta há mais de cinco mil anos antes de Cristo, é capaz de nos contar as delícias e as dores pelas quais passou a humanidade. Em inúmeras comemorações, de guerra ou de paz, lá estava ele.

SONY DSC

Há indícios de que o vinho tenha surgido no sul da Ásia, mas, por razões religiosas, o cultivo de uvas fora abandonado em países como o Japão e China. A partir desta região, expandiu-se para a Europa e o Extremo Oriente. Durante a Idade Antiga, há registros de que no Império Romano se fez uso, pela primeira vez na história, de tonéis para o armazenamento e a conservação da bebida.

vinho3

Atribui-se ao empenho do francês D. Pierre Pérignon, conhecido também como o criador da champanhe, a adoção generalizada do uso de garrafas e rolhas para os vinhos. Seria o momento da retomada da bebida. No século seguinte, mais descobertas interessantes foram feitas, como o aproveitamento de uvas apodrecidas para produção de vinhos mais doces.

vinho2

Beber e degustar vinhos  é uma arte cada vez mais acessível às pessoas. O interesse pela bebida vem crescendo em todo o mundo e especialmente no Brasil, onde já é possível encontrar bons exemplares produzidos em solo nacional de todos os preços e para todos os gostos.

“Nas vitórias é merecido, nas derrotas  necessário”

SONY DSC

“Existe uma substância na uva vermelha que diminui o mau colesterol e aumenta o bom colesterol. Uma taça de vinho para o homem e duas taças para a mulher por dia é o ideal. Isso está provado”,  afirmam os cardiologistas.

Adorei o PLACAR :  2 x 1 para nós meninas (rs)

Consumo moderado  do vinho tem mais benefícios:

Vinho tinto pode reduzir os riscos de algumas doenças         Reduz o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, artrite e até câncer de mama. A bebida também pode ajudar a controlar o peso, prevenir efeitos negativos do sedentarismo e proteger mulheres da osteoporose.

Os componentes do vinho, que são os responsáveis pela sua fama, são o álcool e os polifenois. “O álcool aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), reduz o risco de formação de coágulos e possui efeito anti-inflamatório. Já os polifenois reduzem a produção de substâncias vasoconstrictoras (endotelina) e a formação de trombos pela agregação plaquetária, além de possuir efeito antioxidante.

Vinho   tinto pode prevenir efeitos negativos do sedentarismo   O ingrediente saudável do vinho tinto, o resveratrol, pode prevenir os efeitos negativos do estilo de vida sedentário. Estudos apontaram que o resveratrol não é um substituto para o exercício, mas pode retardar a deterioração até que a pessoa possa começar a se mover novamente.

Vinho pode proteger mulheres contra ossos fracos                Beber uma ou duas taças de vinho por dia torna a mulher menos propensa a desenvolver osteoporose. Cientistas constataram que os ossos das mulheres que bebem moderadamente ficaram mais fracos quando pararam de ingerir álcool por duas semanas. E, em menos de um dia depois de retomar o hábito, os ossos voltaram ao normal.

Três taças de vinho por semana podem reduzir risco de artrite em mulheres                                                                              Cientistas  também constataram que as mulheres que bebiam pelo menos três taças médias (150 ml) de vinho por semana eram até 52% menos propensas a desenvolver artrite reumatoide. A doença é causada pelo próprio sistema imunológico do organismo, que ataca as células que revestem as articulações, e acredita-se que o álcool pode contrariar esse processo, pois diminui a resposta imunológica.

Vinho pode ajudar mulheres a engravidar mais rápido

Estudos realizados na Dinamarca apontaram que uma taça de vinho tinto ou branco ao anoitecer aumenta as chances de a mulher engravidar. Não se sabe ao certo o motivo do benefício.

Vinho pode impedir aumento de peso

Segundo cientistas americanos a substância piceatannol, presente no vinho tinto, pode retardar a geração de células jovens de gordura e as impede de se transformarem em células maduras.

Vinho tinto pode proteger contra doenças cardíacas e diabetes

O resveratrol, presente no vinho tinto, pode proteger pessoas com alto risco de doença cardíaca e diabetes. Estudos na Holanda, concluíram que o efeito antioxidante pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.

Vinho pode ajudar mulheres a engordar menos

Mulheres que saboreiam uma ou duas taças de vinho tinto por dia, engordam menos que as abstêmias.

Vinho tinto pode ajudar a reduzir risco de câncer de mama       Beber vinho tinto com moderação pode reduzir um dos fatores de risco para câncer de mama. Estudo  constatou que substâncias químicas nas cascas e sementes das uvas tintas reduziram ligeiramente os níveis de estrogênio, enquanto elevaram a testosterona, em mulheres na pré-menopausa que ingeriram a bebida à noite durante cerca de um mês.

Substância do vinho tinto pode aumentar desempenho físico  Os cientistas canadenses descobriram que o resveratrol presente no vinho tinto pode melhorar o desempenho físico, a função do coração e a força muscular.

Duas taças de vinho por dia podem melhorar qualidade de vida           Saborear duas taças de vinho por dia podem ser o caminho para melhorar a qualidade de vida. Cientistas americanos afirmam que beber com moderação leva a resultados melhores em testes de habilidade, emoção, mobilidade e capacidade de entender na meia-idade.

Vale lembrar que nem todo adulto pode ingerir vinho ou qualquer bebida alcoólica. A lista dos que não devem saboreá-lo é formada por hepatopatas (quem tem doença do fígado, como cirrose), pessoas com altas taxas de triglicérides, pancreatite, úlcera gástrica, problemas psiquiátricos, gastrite e diabetes. O consumo de álcool pode aumentar as arritmias e piorar os quadros de insuficiência cardíaca, de acordo com o especialista.

Fica a dica: Deguste um SUCO DE UVA, que  delícia!

images


 VAMOS CUIDAR DE NOSSA SAÚDE!

TIM TIM… UM BRINDE AOS CIENTISTAS !

vinho9_s

Foto do suco: correio do estado

E você? Gostou?

Deixe o seu comentário:

Beijinhos,

Joana Teixeira

6 pensamentos sobre “Benefícios do Vinho “Nas vitórias é merecido, nas derrotas necessário”

  1. Amei Joana Teixeira. Nao sabia de muita coisa O que posso afirmar e que tomo vinho todos os dias .Nao tenho problema cardiaco e nem perda ossea Com 70 anos sem perda ossea so pode ser o vinho.Nao acha?

  2. É bem verdade o que diz sobre o vinho. Um copinho por dia faz milagre! Também aprecio um bom tinto Alentejano sobretudo acompanhado de uma carne assada no forno. Não resisto!
    Aproveito para convidar, caso venham a Portugal, para visitar algumas caves no Porto, de vinho do Porto. São locais incríveis, com cheiros próprios e no fim da visita guiada há uma prova deliciosa de vinhos.
    Bem, estou aqui a falar mas no Brasil também deve haver bons vinhos! Nada como divulgar marcas, regiões demarcadas e degustações. Estou aqui para conhecer o vosso Brasil que é tão lindo 🙂

    • Adoro os vinhos portugueses, e em breve visitaremos Portugal, está na lista de desejos!
      Temos muito a agradecer pois, as primeiras videiras foram trazidas ao Brasil pelos portugueses em 1532…
      Atualmente, os produtores, enólogos e distribuidores brasileiros festejam as atuais conquistas no mundo vinícola. Recentemente, até o Papa Francisco provou um vinho paulista!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s