“Momento Tereza”… com a panelinha de camarão

Aqui mesmo no blog, contei para vocês a delícia que saboreamos no restaurante Casa de Tereza, em Salvador.

2014-03-19 20.08.04

Panelinha de camarão do restaurante Casa de Tereza em Salvador;

Hoje, inspirado com algumas cervejinhas especiais, o chef aqui em casa (rs) resolveu tentar reproduzir esta delícia. E, sabe o que aconteceu? Descobriu  a fórmula, ficou sensacional!!!

Faltou a pimentinha de cheiro, mas, na próxima providenciaremos…

SONY DSC

RECEITA: 200g de camarões limpos (separe as cascas que serão usadas no molho), 1 cálice de cachaça, 2 dentes de alho amassados, 1/2 cebola bem picadinha, 1 tomate (sem semente) bem picadinho, ervas de sua preferência picadinhas, usamos salsinha e cebolinha, 2 colheres de azeite, sal e pimenta a gosto. MODO DE FAZER: Tempere os camarões e refogue em 1 colher de azeite, 1 dente de alho e cebola. Adicione 1 cálice de cachaça para flambar. Deixe cozinhar levemente (um ponto antes, pois, acabará de cozinhar no molho a seguir). Retire-os da panela e reserve. Na mesma panela adicione 1 colher de azeite, o restante da cebola e do alho, as cascas co camarão e refogue, adicione 300 ml de água, pimenta e sal a gosto. Deixe ferver durante 15 minutos para apurar o sabor, retire as cascas com a escumadeira. Para servir, aqueça uma panelinha de barro, coloque os camarões no centro e despeje o caldo bem quente, acrescente os tomates formando um montinho no centro e salpique cheiro verde. A panelinha bem quente tem que estar borbulhando e soltando fumacinha quando levada a mesa…

SONY DSC

… é  acompanhada de uma  focaccia!

A  focaccia  quentinha, saindo do forno… Lembram do pãozinho para molhar no caldinho?

RECEITA DA FOCACCIA- Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 10g de fermento biológico seco, 1 1/2 colher (sopa) de manteiga, 200 ml de água, 1 colher (chá) de sal, ervas de sua preferência, usamos ervas finas e salsinha. Modo de fazer: Misture todos os ingredientes formando uma massa homogênea (a massa fica bem mole). Deixe descansar por 30 minutos coberta com um pano de prato. Transfira a massa para uma forma antiaderente redonda de 25 cm de diâmetro. Com as pontas dos dedos forme furinhos na massa e regue com bastante azeite. Por cima salpicar ervas finas, pimenta do reino moída na hora e sal grosso. Deixe descansar por mais 10 minutos. Asse em forno pré-aquecido (200ºC) por 35 minutos ou até dourar. Corte em fatias e sirva com a panelinha de camarão.

E assim foi a nossa comemoração do Dia do Trabalhador, degustando algumas cervejas especiais e testando novas receitas que, por sinal,  em breve repetiremos para os amigos em uma  “Revanche” (rs).

SONY DSC

As avelãs foram uma versão light e deliciosa de tira gosto.

SONY DSC

As deliciosas: Cerpa produzida no Pará e Backer da Serra do Curral (MG)

SONY DSC

Stella Artois geladinha!! Uma das melhores cervejas belga.

 

SONY DSC

Hoegaarden Rosée, naturalmente doce e refrescante, tem um aroma frutado rico e com toques sutis de especiarias e coentro.

 

SONY DSC

Nossa classificação de hoje:  A CERPA foi a vencedora!

MUITO BOM “DESVENDAR”  RECEITAS DELICIOSAS  QUE COMEMOS!!!

“Já pensou, com umas cervejinhas de trigo?” (rs)

Em breve, um post no coisinhasetalblog  só de cervejas especiais…

Aguardem!!!

Joana Teixeira

4 pensamentos sobre ““Momento Tereza”… com a panelinha de camarão

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s