Cervejas especiais para dias especiais: DIA DOS PAIS

Oi Pessoal,
Para este Dia dos Pais, as meninas do Coisinhas e Tal Blog me pediram para fazer um post sobre a bebida que, eu acho, é a preferência nacional da maioria dos Pais. Pelo menos é a minha (rs). Afinal, existe algo mais delicioso que uma cerveja estupidamente gelada?
Neste post, vou falar das cervejas especiais, que hoje em dia, estão em alta. As pessoas estão curiosas e buscando novos sabores e experiências.

Vejam que supersugestão este presente que eu ganhei para degustar neste Dia dos Pais. Minha filhota acertou em cheio! Existe presente melhor?

IMG_5491

E olha o bilhetinho dela!

IMG_5490
Cervejas especiais e artesanais, são cervejas mais bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes, diversificados e, principalmente, sabores surpreendentes.

As cervejas especiais brasileiras em nada devem às importadas. No Sul do pais, temos grande tradição na produção de cervejas artesanais de alta qualidade (Way, Eisenbahn, Bierbaum, DaDo Bier, etc).

SONY DSC

 E para quem pensa que só são produzidas no sul do país, se enganam. A região de Belo Horizonte (puxando a sardinha para a minha lata) produz muitas cervejas artesanais de alta qualidade e que já ganharam muitos prêmios. Aliás, na cidade, encontramos três marcas conhecidas e importantes nesse mundo de cervejas artesanais, que são: Krug Bier, Backer e Wals.

P1090473

Ainda, temos a região de Petropolis e Terezopolis no Rio de Janeiro, que produzem ótimas cervejas, como a Saint Gallen, Therezopolis Gold (isso mesmo, com TH), dentre outras.
DSC04680 (2)

Quem não conhece a Colorado, que produz cervejas artesanais de alta qualidade em Ribeirão Preto-SP ou a Baden Baden de Campos do Jordão-SP? Ótimas cervejas que valem a pena experimentar. Aliás, neste dia, a Baden Baden de trigo (foto abaixo) foi  minha  nacional  preferida.

P1130653

As cervejas especiais ainda possuem um preço elevado, principalmente, pela utilização de ingredientes mais nobres e pelo modo artesanal de sua confecção. Assim, procuramos mesclar, em nossas festinhas, cervejas mais comuns (industrializadas em grande escala) com as especiais e artesanais.
P1090473

 Depois da degustação, cada um elege sua ordem de preferencia. Tarefa, muitas vezes difícil. Pelo menos para mim. Adoro quase todas (rs).

SONY DSC

As minhas preferidas são as de trigo (Weissbier ou Weizenbier – dá na mesma), suaves e macias, fáceis de beber. Dizem que é a porta de entrada para os apreciadores de cervejas artesanais. Concordo, acho que ainda estou na porta de entrada, devido à enormidade de rótulos, sabores, nacionalidades, etc.  Ainda chego lá (rs). Aqui no Brasil, elas chegaram para ficar (o nosso clima favorece o seu consumo). Um recado para os novatos: – Não vão achar que pela sua cor mais turva, ela esteja estragada (O trigo é mais difícil de filtrar). Existem técnicas de servir esta cerveja, que realmente funcionam e fazem da experiencia um momento único e prazeroso.

Em nossa casa,  colecionamos os copos e taças das várias marcas de cervejas e usamos sempre nas degustações. Parece que a cerveja fica ainda mais gostosa! Não é o máximo?

SONY DSC


Já tomei várias cervejas especiais importadas. Para mim, a Delirium Tremens e a Chimay são imbativeis!! Aliás, a Delirium tremens é considerada uma das melhores cervejas do mundo. Ela é triplamente fermentada, sendo que a última fermentação ocorre já na própria garrafa. Simplesmente espetacular. Valem cada centavo.

IMG_5494

IMG_5497

Parece que para sabores de cerveja,  a imaginação é o limite!!!

Apesar de já estarem presentes em quase todos os mercados e casas de bebidas, na nossa cidade ainda não  encontramos muitas variedades de cervejas especiais. Em nossas viagens (de carro), procuro por locais que vendem cervejas especiais e sempre renovamos o nosso estoque. Achar cervejas especiais (importadas ou nacionais) por um bom preço acaba sendo um desafio. Entretanto, vale a pena investir. Os sabores e o prazer são surpreendentes…

SONY DSC

 Hoje em dia, já existem kits para produção da sua própria cerveja, em casa. É claro que dá trabalho, mas, deve ser uma experiência muito interessante e gratificante. Quem sabe futuramente…

Este da foto abaixo, foi lançado pela Mr. Beer e Artebrew (Kit “sua cervejaria”). Com ele, é possível produzir cinco litros de diferentes estilos de cervejas. Ele se diferencia por não ocupar tanto espaço dentro de casa e ter todos os equipamentos adaptados e customizados para a produção de apenas cinco litros.
Kit

Para quem não quer comprar um kit, existem diversas páginas e videos na internet ensinando a fazer sua própria cerveja. Ainda vou criar coragem e fabricar a minha cerveja. Quem sabe não nasce aí uma nova marca (rs).

Na degustação, devemos ficar atento ao teor alcoólico. Algumas apresentam teor alcoólico elevado, quase como um vinho (8 a 10 % do Volume).

Não da para falar tudo de cerveja artesanal em um único post. Existem blogs e paginas dedicadas exclusivamente ao tema e este nunca esgota.

Apesar dos vários benefícios da cerveja e da delícia que é, o seu consumo moderado é obrigatório. Mas, caso seu médico pegue no seu pé, como aconteceu comigo,  limitei meu consumo a uma latinha por semana. Já providenciei  a minha latinha.  Fica a dica (rs).

SONY DSC

Aliás, essas latinhas de 05 litros são super práticas, cada um serve sua própria cerveja e dá um descanso para o dono da festa (rs). Uma boa dica.

P1090283

Então, que tal umas cervejinhas especiais para comemorar com seu Paizão? Acho que ele vai adorar…

Foi demais  colaborar com o Blog. Espero que gostem das dicas e experimentem. Não vão se arrepender.

Abraços

Marquinho.

2 pensamentos sobre “Cervejas especiais para dias especiais: DIA DOS PAIS

  1. Adorei o post Marquinho, fui lendo e lembrando dos ótimos momentos entre amigos, onde experimentamos algumas delas! As de trigo também são as minhas preferidas, a da Bierland foi a que até hoje mais me encantou! Muito bom!!! Obrigada!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s